top of page
  • Foto do escritorNepente

Nepente Indica - Filme!


Indicação de filme: A Tabacaria. 🎥 🍿

Assistimos hoje o filme A Tabacaria. O filme é sobre um jovem Franz que, ao ser mandado para Viena pela mãe para trabalhar em uma tabacaria, conhece Freud e se interessa pelo trabalho e se tornam amigos.

O filme se passa em Viena antes da invasão alemã e reproduz o clima da época. “A Tabacaria’ começa com uma imagem onírica. O jovem Frantz (Simon Morzé) mergulhado em um lago. Perto dali sua mãe (Regina Fritsch) faz sexo com o namorado. Em meio ao gozo, uma tempestade. Franz foge dos trovões e, ensopado, abriga-se em sua casa. O namorado da mãe, rejuvenescido após o amor, mergulha no lago. Ele é fulminado por um raio, enquanto Franz esconde-se dos trovões.

Após a morte do companheiro, a mãe resolve enviar Franz para Viena, para que aprenda um ofício. Ele é recebido na tabacaria do velho Otto (Johannes Krisch), um senhor generoso, que perdera uma das pernas na guerra. Em Viena novos mundos abrem-se para Franz. O mundo do trabalho, onde é introduzido nos segredos do tabaco, e o mundo do amor e da libido, após conhecer a jovem dançarina de cabaré Anezka (Emma Drogunova).

Na tabacaria Franz entra em contato com o famoso Doutor Freud, “médico de loucos”, que é um velho cliente de Otto. Franz e Freud iniciam uma curiosa amizade, onde o jovem troca conselhos amorosos por charutos. Freud o estimula a anotar seus sonhos e, a medida que a ocupação nazista avança, Franz, cada vez mais desiludido com o amor e com a vida, começa a exibir suas anotações na parede externa da pequena loja de tabaco. É belo acompanhar o seu despertar para a paixão e sua descoberta de que a sexualidade abre novos horizontes, mas também cria vigorosos sofrimentos. Aconselhado por Otto e Freud, dois senhores maduros, representantes de uma Áustria que em breve desapareceria sob a sombra do nazismo, o jovem enfrenta este novo mundo. Com a aproximação da ocupação de Viena por Hitler, há um segundo movimento de amadurecimento de Frantz. Desta vez para a política e para a responsabilidade de resistir frente à barbárie.”

https://epoca.globo.com/cinema-a-tabacaria-os-sonhos-23934487

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page