• Nepente

Nepente Indica - Papo de cinema


Filme Dor e Glória

Indicamos o novo filme de Pedro Almodóvar: Dor e Glória. O filme retrata a vida de Salvador, interpretado por Antonio Banderas, um cineasta de sucesso com diversas questões de saúde física e mental que limitam a sua vida. o filme retrata a importância da nossa saúde mental e emocional para lidar com as adversidades e desafios da vida durante o ciclo de vida.

““Este é o meu projeto mais pessoal”, havia dito Pedro Almodóvar quando anunciou as filmagens de Dor e Glória, e não é difícil descobrir o porquê. O drama constitui uma evidente autobiografia do diretor, com Antonio Banderas interpretando um cineasta em fim de carreira, que por acaso também é homossexual, fez parte de uma banda punk paródica, dirigiu comédias populares e femininas no início da carreira. O protagonista, Santiago, constitui um alter-ego de seu criador, portando inclusive o mesmo corte de cabelo. Próximo dos 70 anos de idade, Almodóvar segue o caminho de diversos artistas confrontados à sua finitude, transformando sua própria existência, de certo modo, em obra de arte.

O filme transparece uma existe uma evidente tentativa de controle do discurso. Esta seria a versão oficial, as memórias afetivas segundo aquele que as viveu, incluindo várias referências aos fatos de modo que a ficção se assemelhe à experiência de folhear as páginas de um diário. O resultado poderia ser uma obra vaidosa, uma recapitulação dos dias de glória, como sugere o título, porém o roteiro concentra-se muito mais no que vem após o sucesso: depois de ter filmado seus projetos mais bem-sucedidos, o que resta a um diretor incapaz de reproduzir este êxito? Como comparar-se a si mesmo? Quando se atinge o ápice, a consequência lógica seria inevitavelmente a queda? O filme concentra-se nesta área cinzenta, melancólica, voltada constantemente ao passado pela dificuldade de enfrentar o presente.

O retorno às origens é permeado por flashbacks, ainda que dispostos em temporalidade não linear. Dor e Glória retorna à infância para descobrir a relação com a mãe e o pai, a paixão pelas artes e a descoberta da homossexualidade, saltando para os problemas de saúde ...” http://www.adorocinema.com/filmes/filme-264147/criticas-adorocinema/

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo