• Nepente

Já Planejou sua Carreira hoje?



Desde que o cenário industrial passou a “evoluir” o conceito de Carreira surgiu demando cada vez mais atenção e investimento por parte dos trabalhadores e profissionais de Gestão Pessoas e Psicologia. O planejamento de Carreira é um conjunto de caminhos e metas bem definidos que servem de orientação/guia em busca do crescimento profissional.

O Taylorismo um dos principais sistemas de organização, que surgiu durante a Segunda Revolução Industrial mostrou a importância na divisão e organização de tarefas e funções, visando otimizar o desempenho dos trabalhadores nas empresas. Com o objetivo de aumentar a eficiência operacional, se baseou em princípios importantes, os quais seguiam uma espécie de sistema que incluía seleção e treinamento dos trabalhadores, para desenvolver suas melhores habilidades e aperfeiçoamento das mesmas, supervisão constante e execução das atividades com diligência, otimizando o tempo e evitando desperdícios.

O planejamento de carreira é de fundamental importância, pois além de trazer reconhecimento profissional e pessoal, proporciona crescimento, aprendizado e melhorias para o ambiente de trabalho assim como para o colaborador e a empresa, tanto financeiro quanto intelectual. Traçar metas e projetos é uma das principais iniciativas a serem tomadas para o desenvolvimento da carreira, sendo que os objetivos e passos a serem seguidos podem ser elaborados tanto pelo próprio colaborador quanto em associação com a empresa, focando no propósito que almeja ser alcançado.

O Psicólogo é o profissional que compreende “o fazer humano no ambiente organizacional”, ou seja, o comportamento das pessoas e a sua inter-relação com o trabalho atuando nas possibilidades da construção produtiva das ações de trabalho (ZANELLI, 2002). O indivíduo tendo ciência da sua experiência, interesses, objetivos, ideais, competências e habilidades na área em que deseja atuar, deve delinear tópicos que sejam pertinentes ao que seja necessário para atingir o objetivo buscado, focando na expectativa profissional, utilizando-se de suas características mais importantes como as habilidades e experiências. Para tanto é necessário o autoconhecimento afim de obter o sucesso na carreira como desejado.

No planejamento de Carreira temos uma sequencia de passos que o individuo deve refletir, planear e seguir para atingir uma meta que tenha objetivado para si próprio. O que Dutra (2002) vai enfatizar dizendo que é necessário estimular e planejar a carreira para que, ela – a carreira – seja empreendedora. Uma vez que, um a carreira (como empreendimento) projetada minimiza riscos, porque implica um olhar para a sua carreira incluindo como referência norteadora a si próprio para ampliar seu projeto dando prioridade aos seus pontos fortes e naquilo que gosta de fazer.

Cada planejamento de Carreira é único e nele podemos fazer reflexões muitos importantes sobre nossa vida pessoal associada a nossa vida profissional. Mas, atenção o planejamento de carreira não é uma sessão de Psicoterapia, mas pode ocorrer durante o planejamento de carreira indicação para um processo psicoterapêutico.

O profissional de Psicologia planejará as atividades, ações e instrumentos que serão importantes e relevantes para cada cliente que busque a nossa orientação. Confira aqui algumas Dicas para fazer você (RE)pensar na sua CARREIRA:

  • Como está a minha carreira hoje?

  • Me sinto satisfeito com a minha função e tarefas?

  • Sou reconhecido pelo que eu faço?

  • Onde eu estou hoje corresponde ao que eu “planejei” em tempos anteriores?

  • Qual o meu Propósito de carreira?

  • Mapeie o que você precisa aprender, adquirir ou mudar para chegar lá?

  • Quais as minhas crenças e valores?

  • Quais são as minhas Reflexões e ações de vida profissional?

  • O que você mais gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho?

  • O que menos gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho?

  • Quais são as minhas potencialidades, habilidades e competências?

  • Quais são os meus pontos frios?

O planejamento de Carreira vai alinhar a Validação do estado desejado, Desenhando-Construindo Metas de base para um desenvolvimento sólido da carreira.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas 2002.

ZANELLI, José Carlos. O psicólogo nas organizações de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2002.


21 visualizações0 comentário